Quem somos nós.

A LEME – Associação dos Lesados Medulares do RS, é uma associação civil filantrópica, sem fins lucrativos, de natureza assistencial aos portadores de deficiência medular. Foi fundada em 1º de novembro de 2002 e sediada na cidade de Novo Hamburgo, por um grupo de lesados medulares que não encontravam o apoio e os serviços necessários à sua nova condição de vida e saúde.

São pessoas que passaram por uma situação que mudou radicalmente suas vidas: acidentes de trânsito, armas de fogo, armas brancas (faca), saltos em piscina, quedas de árvores, acidentes de trabalho, doenças múltiplas, vírus e outros. Há cerca de três anos, a LEME ampliou seu atendimento a outras deficiências físicas, bem como aos cuidadores e familiares.

Realiza seu trabalho sem distinção, de forma gratuita, permanente e contínua, e disponibiliza sua infraestrutura e serviços com profissionais capacitados à disposição, como por exemplo: Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista e diversos voluntários.

A LEME, enquanto organização que trabalha para melhorar a vida das Pessoas com Deficiências (PCDs) e seus familiares, entende que realiza um trabalho ímpar no Município de Novo Hamburgo e no Estado. Independente de raça, credo e posição financeira, os serviços oferecidos são totalmente gratuitos e de qualidade. 

É gratificante ver no atendimento à Pessoa com Deficiência o avanço no seu empoderamento pessoal – físico, emocional e social através do trabalho desenvolvido. Muitas das PCDs atendidas pela entidade não possuíam convívio social. Na LEME, as PCDs encontram outras pessoas com as quais se identificam, que conhecem a realidade dos seus desafios diários e possuem dicas que facilitam e renovam o ânimo e o prazer de viver. São motivadas a buscar de forma continuada a sua autonomia e integração social.

Atualmente, estão cadastradas 280 PCDs de diferentes e variadas lesões, especialmente medulares, oriundas de 33 municípios do RS. Dessas PCDs, 140 são de Novo Hamburgo e apresentam diversas deficiências: Lesão Medular, amputação, sequelas de AVC e paralisias, síndromes, entre outras.